Histórico

Dedicação ao Comercio Piauiense:

A história da Federação do Comércio no Piauí inicia em meados do século passado, com a constituição da Federação do Comercio Varejista do Estado do Piauí e a posterior concessão da (de) carta declarando a referida federação como entidade sindical de grau superior.


Um grupo de representantes sindicais reuniu-se no dia 07 de agosto de 1954 e constituiu a Federação do Comércio Varejista do Estado do Piauí. À época a representação sindical era composta por: Sindicatos dos Lojistas do Comércio de Teresina, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Teresina, Sindicato do Comercio Varejista de Gêneros Alimentícios de Floriano, Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Oeiras, Sindicato do Comercio Varejista de Gêneros Alimentícios de Picos e Sindicato do Comercio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo- Maior.


Nessa Assembleia foram aprovados os estatutos da entidade, (escolhida) a primeira Diretoria e Conselho Fiscal e, aprovado o pedido de reconhecimento, por parte da CNC, da entidade recém constituída, como entidade sindical de grau superior no Estado do Piauí.
Procedido ao certame, em escrutínio secreto, foi eleita a primeira diretoria da Federação do Comercio Varejista do Estado do Piauí, que teve como 1º presidente o Sr. Miguel Sady. Em novembro do mesmo ano, o Sr. Miguel Sady assumiu a Presidência do Conselho Regional do SENAC, no Piauí.


Em 24 de setembro de 1954, a referida federação recebeu o reconhecimento da CNC, presidida pelo Sr. João de Sousa Vasconcelos, através da “Carta Sindical de Grau Superior”.


No Estado do Piauí foram constituídas mais duas federações: a Federação do Comercio Atacadista do Estado do Piauí e a Federação do Comércio do Estado do Piauí. Esta última, após o processo de compactação, deu origem a atual única federação representante do comércio do Estado do Piauí.


O Sr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, vislumbrando que a reforma sindical não permitiria mais espaço para um sistema federativo dividido, principalmente num estado pobre como o Piauí; liderou um movimento no sentido de unificação das entidades, sustentando a tese de que, dentre os estados brasileiros, somente o Piauí, o mais pobre, tinha a atividade sindical patronal dividida. Essa divisão fazia com que as ações junto a CNC fossem infrutíferas devido às disputas internas no estado como, também, as relações com sindicato laboral, único e legítimo representante da categoria comerciária, eram desfavoráveis pela falta de unidade e consenso das entidades federativas nas negociações coletivas.


Após inúmeras e longas discussão, o Sr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante conseguiu convencer os representantes das três entidades da real importância da unificação para o desenvolvimento do setor terciário do Estado do Piauí. No dia 30 de junho de 2005, em Assembleia Extraordinária conjunta, dá-se início efetivo ao processo de compactação, em forma de fusão, das três federações à Federação do Comercio do Estado do Piauí.


Hoje, decorridos alguns anos, com vinte dois sindicatos filiados e constituída com a razão social de Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí- Fecomecio-PI, sob a presidência e liderança do seu idealizador, Sr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, a Fecomercio-PI, vem desenvolvendo ações visando proporcionar um crescimento ordenado do seu setor terciário bem como, torná-la competitivo nesse mercado globalizado.


O Presidente do Sistema Fecomercio- Sesc, Senac, Fecomercio e IFPD disponibiliza para comunidade comerciária e seus dependentes: educação infantil e profissional, alfabetização de jovens e adultos, educação para saúde, serviços de odontologia preventiva, prática esportivas e culturais, alimentação de qualidade, lazer e assistência social, um complexo turístico ( hotel, bar, restaurante, playground, piscinas e área de camping) etc... Para os empresários do comércio estão disponíveis, além dos serviços disponibilizados aos comerciários, os cursos de “Automação Comercial e Conectar”, uma Central de Serviços ligada via Internet, um sistema de alta confiabilidade de concessão de crédito a clientes.


Com o atual Presidente, o Sistema Fecomercio começou a atuar em todo o estado, através dos seus sindicatos filiados e entidades vinculadas- Fecomercio, Sesc , Senac e IFPD, de forma compartilhada.


A atual diretoria da Federação é composta por representantes sindicais domiciliados em Teresina e no interior do estado.
Estão representados os municípios de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Picos e Floriano.


Atualmente, a Fecomercio passa por um processo de reestruturação organizacional, orientada pelo Presidente do Sistema, visando melhor atender os sindicatos filiados bem como, a classe empresarial do comercio.


O Sistema Fecomercio do Estado do Piauí é a força do Comercio de Bens, dos Serviços e do Turismo nas lutas pelo desenvolvimento do setor terciário e, consequentemente, do Estado.

 DSC0025

Endereço

Endereço:
Av. Campos Sales, 1111, Centro/Norte, Teresina, PI  
Tel:
(086) 3222-5634
Website:
www.fecomercio-pi.org.br
Email:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sistema Fecomercio do Estado do Piauí é a força do Comercio de Bens, dos Serviços e do Turismo nas lutas pelo desenvolvimento do setor terciário e, conseqüentemente, do Estado.

JoomShaper